8 coisas que precisa saber sobre o Tesla Model X

Tesla Model X ensaio

Pretende comprar um Tesla Model X? Neste artigo respondemos às perguntas mais frequentes sobre este SUV elétrico.

Recentemente tive a oportunidade de testar o Model X 100D na Bélgica e posso dizer que fiquei com os olhos em bico. Talvez por não se tratar apenas de um SUV com muito estilo, mas por ser um Tesla. Não vou negar, sempre que cruzo com um Tesla na rua a primeira reacção é “wow”. Totalmente elétrico, design moderno, aceleração alucinante e condução autónoma, são alguns elementos que me faz pensar, isto é o futuro da mobilidade. Aqui respondemos às oito perguntas mais frequentes sobre o Model X.

1. As Falcon Wings são um pesadelo?

Não! As portas Falcon Wings necessitam menos espaço para abrir que uma porta convencional. Isto porque abrem-se sobre elas mesmas. Têm sensores que calculam o espaço circundante permitindo abri-las em espaços mais pequenos e baixos, de forma a evitar danos. Depois de abertas funcionam como um chapéu de chuva, protegendo e facilitando o acesso ao interior. Perfeito na hora de colocar as crianças nas cadeirinhas.

tesla-model-x-portas-falcon-wing

O único inconveniente que constatei foi estacionar num espaço com um teto baixo dado que as portas não conseguiram abrir na totalidade.

2. É veloz?

Na categoria de crossovers é o mais rápido de todos. Acelera em apenas 3,2 segundos dos 0 aos 100 km/h. Sabem a sensação da montanha-russa? Estamos a falar de um SUV de sete lugares que pode poupar-vos uma ida com a família até à feira popular.

3. Quando posso usar o Autopilot?

O sistema Autopilot da Tesla é um sistema que ajuda à condução. Neste momento permite ao condutor uma condução parcialmente autónoma. Pois é, falta alcançar a autonomia completa do KITT ou do Batmobile. Quiçá falte pouco tempo para lá chegar.

Posso dizer que adorei utilizar esta tecnologia quando por azar fiquei retida por algumas horas no trânsito infernal. Com o Autopilot ligado deixa de existir o pára e arranca. O sistema detecta quando os veículos da frente avançam, travam e ainda adapta-se à velocidade destes. Facilita-nos a vida e o condutor agradece.

Usar Tesla Autopilot

Na auto-estrada confesso que tive um certo receio na mudança de faixas. Funciona igualmente bem, mas não me inspirou muita confiança. Mas sejamos realistas, não há mais nenhum sistema autopilot no mercado que inspira mais confiança que o da Tesla. É um sistema que realmente assiste a condução. Há quem use corretamente e também abuse, daí haver as casualidades que destroem os números da Tesla.

4. Como faço o carregamento da bateria em casa?

O Model X apresenta uma bateria proporcional ao tamanho. É grande! Há várias soluções para carregar em casa, que dependem do tipo de utilização e da velocidade de carregamento que procura. Pode analisar com mais detalhe os tipos de carregadores e os tempos de carregamento do Model X aqui. Se pensa dar um uso frequente, não recomendo de todo a solução mais acessível e comum que é de carregar com uma tomada doméstica. Que no caso do Model X 100D, poderá levar até 40h para carregar a bateria.

5. Como carrego a bateria fora de casa?

Como todos os Teslas, o Model X vem equipado com a tecnologia Supercharging permitindo o acesso à rede de super-carregadores da Tesla. Em Portugal já existe Tesla Superchargers no norte, centro e sul, e estão previstas a abertura de mais.

Carregar Tesla Supercharger

Portanto poderá facilmente realizar uma viagem de longa distância, acedendo às estações de carregamento da Tesla. Bastam apenas 30 minutos para carregar 80% da bateria. É o tempo ideal para uma ida ao WC, e para tomar um café.

6. O Model X é um carro de grandes dimensões?

Definitivamente não podemos negar que se trata de um típico SUV americano. Ou seja, é mesmo grande! Como o meu vizinho diz: é um jipão! Mas diremos que os carros na Europa estão a crescer de dimensões para todos os lados. Isto porque a venda de crossovers está a aumentar e as marcas estão a produzir cada vez mais e novos modelos. Mesmo assim, o model X é um dos maiores crossovers à venda, equivalente ao Porsche Cayenne.

7. Tem bastante espaço no interior?

O que não falta é espaço neste carro. Tem tanto espaço que até podemos acampar dentro dele. Acomoda confortavelmente 5, 6 ou 7 pessoas em assentos individuais, dispersos por uma fila central e outra traseira. O carro apresenta espaço suficiente para entrar e sair confortavelmente da fila central, dado que o ângulo de abertura das portas é bastante amplo. O que facilita o acesso a pessoas com alguma estatura.

Tesla Model X bancos traseiros

Na minha perspectiva, a terceira fila é menos confortável para pessoas com alguma altura por ter menos espaço para as pernas. De referir que se optar pela configuração de 6 ou 7 lugares ainda mantém espaço na bagageira e, não esquecer aquele espaço extraordinário na bagageira dianteira, tal como o Model S.

O Model X apresenta compartimentos de arrumação em todas as portas, para além da caixa de apoio central e o porta-luvas. Pode ser um detalhe bastante simples, mas por incrível que pareça é um detalhe inexistente no Model S.

8. Vale o preço?

Infelizmente este carro elétrico peca mesmo pelo o seu valor de venda. Com um preço base de 100.830€, é bastante caro! Não é um valor acessível e está acima de outros equiparados no mercado. Alguns detalhes como o painel de bordo e os revestimentos das portas são bastante inferiores, comparados com outras marcas. Na minha opinião os materiais não são premium e deveriam ser para um carro deste valor. Porém, é um carro muito fixe e isso por vezes não tem preço.