Hyundai IONIQ: preço & specs

Hyundai Ioniq híbrido 2019

O Hyundai IONIQ é o primeiro carro do mundo comercializado em três versões: Hybrid, Plug-in Hybrid e Electric.

Importante: Em 2019, Hyundai vai atualizar o
design 
do Ioniq e introduzir uma bateria com
maior
capacidade (38 kWh), o que irá
aumentar significativamente a autonomia.

Hyundai IONIQ preço

Todas as versões apresentam o mesmo design e estão disponíveis em Portugal com preços distintos. A opção mais económica é a versão IONIQ Hybrid.

ModeloPreçoEG1
Electric39.500€
Plug-in Hybrid40.475€
Hybrid 33.232€

EG1 Preços da versão base com IVA incluído.

Especificações & Desempenho

Ficha técnicaElectricPHEVHybrid
Capacidade da Bateria [kWh]308,91,56
Capacidade da Bateria [kWh]
Útil
287,6NA
TraçãoFWDFWDFWD
Autonomia [km]
NEDC
28063ND
Autonomia [km]
EGEAR-rangeEG2
18550ND
0-100 km/h [s]9,910,610,8
Velocidade máxima [km/h]165178185
Velocidade máxima [km/h]
Elétrico
165120120
Motor gasolinaNA1580cc
4-cil
1580cc
4-cil
Potência motor elétrico [kW]884532
Binário motor elétrico [Nm]295170170
Potência motor gasolina [kW]NA7878
Binário motor gasolina [Nm]NA147147
Potência combinada [kW]88123104
Binário combinado [Nm]295350265
Consumo [kWh/100km]EG2
EGEAR-consumo
15NDND
Consumo [l/100km]
NEDC
01,13,9
Emissões CO2 [g/km]02679
Coeficiente aerodinâmico [Cd]0,240,240,24

EG2 Autonomia e consumo estimado pela equipa editorial de eGear.pt. O valor indicado foi estimado tendo em consideração os seguintes fatores: a bateria de maior capacidade, uma condução normal em diversos tipos de estrada e em ambientes com temperaturas moderadas (15°C-20°C).

Tempo de Carregamento

 CarregadorIONIQ
Electric
IONIQ
PHEV
 
Tomada Comum
monofásica
10A / 2,3kW
(10%-100%)
13h00EG34h00EG3
 
Wallbox
monofásica
16A / 3,7kW
(10%-100%)
8h30EG32h30EG3
Limitado a 3,3kW
 
Wallbox
monofásica
32A / 7,4kW
(10%-100%)
4h30EG3
Limitado a 6,6kW
2h30EG3
Limitado a 3,3kW
 
Type 2
trifásica
16A / 11kW
(10%-100%)
8h30EG3
Limitado a 3,7kW
2h30EG3
Limitado a 3,3kW
 
Type 2
trifásica
32A / 22kW
(10%-100%)
4h30EG3
Limitado a 6,6kW
2h30EG3
Limitado a 3,3kW
 
CCS
DC
50 kW
(10%-80%)
35 minEG3NA
 
CCS
DC
100 kW
(10%-80%)
25 minEG3
Limitado a 70kW
NA

EG3 Valores estimados pela equipa editorial de eGear.pt.

Dimensões

DimensõesElectricPHEVHybrid
Comprimento [mm]447044704470
Largura [mm]182018201820
Largura com retrovisores [mm]NANANA
Altura [mm]145014501450
Distância entre os eixos [mm]270027002700
Distância ao solo [mm]135135135
Mala [litros]350341456
Mala [litros]
bancos rebatidos
14101410 1518
Peso [kg]188019701870

Fotos

Veja todas as fotos aqui.

Descrição

A Hyundai revelou no salão de Genebra em 2016, um carro e três modelos mecanicamente distintos. Um conceito arrojado lançado pela marca Coreana e para a indústria automóvel. Com a apresentação do modelo puramente elétrico, a Hyundai declarou a sua entrada no mundo dos EVs.

Ioniq Electric

A versão elétrica designada Ioniq Electric possui uma bateria de 28 kWh, com uma autonomia oficial até os 280 km (NEDC) e uma velocidade máxima de 165 km/h. O motor elétrico de tração dianteira fornece uma potência máxima de 88 kW e um binário máximo de 295 Nm.

O sistema de carregamento do Ioniq vem equipado com um carregador de 100 kW (70 na realidad), o que permite carregar por completo a bateria em apenas 20 minutos. Lamentavelmente não existem atualmente muitas estações de carregamento com essa potência. Porém, a bateria pode ser carregada entre 4 a 5 horas usando uma wallbox de 7 kW. Uma tomada comum leva o dobro do tempo, umas 10 horas.

Ioniq Hybrid

O modelo híbrido apresenta uma bateria de 1.56 kWh e um motor elétrico de 32 kW de potência, que atinge uma velocidade máxima de 120 km/h. O motor de combustão a gasolina de 1.6L com 4 cilindros e de tração dianteira, tem uma potência e binário de 78 kW e 147 Nm respetivamente. Ambos motores fornecem uma potência total de 104 kW e um torque de 265 Nm. Vem equipado com uma caixa de dupla embraiagem automática de 6 velocidades. As emissões máximas de CO2 indicadas pelo fabricante são de 79 g/km.

Ioniq Plug-in Hybrid

A versão Plug-in tem o mesmo motor a gasolina que o Hybrid, mas o motor elétrico é sensivelmente mais potente, 45 kW. A bateria é superior e tem uma capacidade 8,9 kWh, atingindo um alcance oficial (NEDC) em modo elétrico de 63 km. As emissões de CO2 são 26 g/km, sendo um valor bastante inferior ao Hybrid. Possui igualmente uma caixa de 6 velocidades, DCT.

Mais algumas especificações

Todos os modelos do Hyundai Ioniq tem a mesma versão base com muitos extras. Vem equipado com o sistema de assistência ao condutor, Hyundai Smart Sense, Apple CarPlay, Android Auto, TomTom Live e carregamento de smartphone via wireless. O sistema Smart Sense apresenta várias tecnologias de segurança como, travagem autónoma de emergência, assistência à Faixa de Rodagem, detecção de veículos em ângulo morto,  alerta de obstáculos em marcha atrás e controlador de velocidade (ACC- Adaptive Cruise Control).

Excepcionalmente apresenta um coeficiente de resistência aerodinâmico de 0,24, equivalente ao Toyota Prius e o Tesla Model S.