O Hyundai IONIQ é o primeiro carro do mundo comercializado em três versões: Hybrid, Plug-in Hybrid e Electric.
Importante: Em 2019, Hyundai vai atualizar o
design do Ioniq e introduzir uma bateria com
maior capacidade (38 kWh), o que irá
aumentar significativamente a autonomia.
Hyundai IONIQ preço
Todas as versões apresentam o mesmo design e estão disponíveis em Portugal com preços distintos. A opção mais económica é a versão IONIQ Hybrid.
Modelo | PreçoEG1 |
---|---|
Electric | 39.500€ |
Plug-in Hybrid | 40.475€ |
Hybrid | 33.232€ |
EG1 Preços da versão base com IVA incluído.
Especificações & Desempenho
Ficha técnica | Electric | PHEV | Hybrid |
---|---|---|---|
Capacidade da Bateria [kWh] | 30 | 8,9 | 1,56 |
Capacidade da Bateria [kWh] Útil | 28 | 7,6 | NA |
Tração | FWD | FWD | FWD |
Autonomia [km] NEDC | 280 | 63 | ND |
Autonomia [km] EGEAR-rangeEG2 | 185 | 50 | ND |
0-100 km/h [s] | 9,9 | 10,6 | 10,8 |
Velocidade máxima [km/h] | 165 | 178 | 185 |
Velocidade máxima [km/h] Elétrico | 165 | 120 | 120 |
Motor gasolina | NA | 1580cc 4-cil | 1580cc 4-cil |
Potência motor elétrico [kW] | 88 | 45 | 32 |
Binário motor elétrico [Nm] | 295 | 170 | 170 |
Potência motor gasolina [kW] | NA | 78 | 78 |
Binário motor gasolina [Nm] | NA | 147 | 147 |
Potência combinada [kW] | 88 | 123 | 104 |
Binário combinado [Nm] | 295 | 350 | 265 |
Consumo [kWh/100km]EG2 EGEAR-consumo | 15 | ND | ND |
Consumo [l/100km] NEDC | 0 | 1,1 | 3,9 |
Emissões CO2 [g/km] | 0 | 26 | 79 |
Coeficiente aerodinâmico [Cd] | 0,24 | 0,24 | 0,24 |
EG2 Autonomia e consumo estimado pela equipa editorial de eGear.pt. O valor indicado foi estimado tendo em consideração os seguintes fatores: a bateria de maior capacidade, uma condução normal em diversos tipos de estrada e em ambientes com temperaturas moderadas (15°C-20°C).
Tempo de Carregamento
Carregador | IONIQ Electric | IONIQ PHEV |
|
---|---|---|---|
![]() | Tomada Comum monofásica 10A / 2,3kW (10%-100%) | 13h00EG3 | 4h00EG3 |
![]() | Wallbox monofásica 16A / 3,7kW (10%-100%) | 8h30EG3 | 2h30EG3 Limitado a 3,3kW |
![]() | Wallbox monofásica 32A / 7,4kW (10%-100%) | 4h30EG3 Limitado a 6,6kW | 2h30EG3 Limitado a 3,3kW |
![]() | Type 2 trifásica 16A / 11kW (10%-100%) | 8h30EG3 Limitado a 3,7kW | 2h30EG3 Limitado a 3,3kW |
![]() | Type 2 trifásica 32A / 22kW (10%-100%) | 4h30EG3 Limitado a 6,6kW | 2h30EG3 Limitado a 3,3kW |
![]() | CCS DC 50 kW (10%-80%) | 35 minEG3 | NA |
![]() | CCS DC 100 kW (10%-80%) | 25 minEG3 Limitado a 70kW | NA |
EG3 Valores estimados pela equipa editorial de eGear.pt.
Dimensões
Dimensões | Electric | PHEV | Hybrid |
---|---|---|---|
Comprimento [mm] | 4470 | 4470 | 4470 |
Largura [mm] | 1820 | 1820 | 1820 |
Largura com retrovisores [mm] | NA | NA | NA |
Altura [mm] | 1450 | 1450 | 1450 |
Distância entre os eixos [mm] | 2700 | 2700 | 2700 |
Distância ao solo [mm] | 135 | 135 | 135 |
Mala [litros] | 350 | 341 | 456 |
Mala [litros] bancos rebatidos | 1410 | 1410 | 1518 |
Peso [kg] | 1880 | 1970 | 1870 |
Fotos
Veja todas as fotos aqui.
Descrição
A Hyundai revelou no salão de Genebra em 2016, um carro e três modelos mecanicamente distintos. Um conceito arrojado lançado pela marca Coreana e para a indústria automóvel. Com a apresentação do modelo puramente elétrico, a Hyundai declarou a sua entrada no mundo dos EVs.
Ioniq Electric
A versão elétrica designada Ioniq Electric possui uma bateria de 28 kWh, com uma autonomia oficial até os 280 km (NEDC) e uma velocidade máxima de 165 km/h. O motor elétrico de tração dianteira fornece uma potência máxima de 88 kW e um binário máximo de 295 Nm.
O sistema de carregamento do Ioniq vem equipado com um carregador de 100 kW (70 na realidad), o que permite carregar por completo a bateria em apenas 20 minutos. Lamentavelmente não existem atualmente muitas estações de carregamento com essa potência. Porém, a bateria pode ser carregada entre 4 a 5 horas usando uma wallbox de 7 kW. Uma tomada comum leva o dobro do tempo, umas 10 horas.
Ioniq Hybrid
O modelo híbrido apresenta uma bateria de 1.56 kWh e um motor elétrico de 32 kW de potência, que atinge uma velocidade máxima de 120 km/h. O motor de combustão a gasolina de 1.6L com 4 cilindros e de tração dianteira, tem uma potência e binário de 78 kW e 147 Nm respetivamente. Ambos motores fornecem uma potência total de 104 kW e um torque de 265 Nm. Vem equipado com uma caixa de dupla embraiagem automática de 6 velocidades. As emissões máximas de CO2 indicadas pelo fabricante são de 79 g/km.
Ioniq Plug-in Hybrid
A versão Plug-in tem o mesmo motor a gasolina que o Hybrid, mas o motor elétrico é sensivelmente mais potente, 45 kW. A bateria é superior e tem uma capacidade 8,9 kWh, atingindo um alcance oficial (NEDC) em modo elétrico de 63 km. As emissões de CO2 são 26 g/km, sendo um valor bastante inferior ao Hybrid. Possui igualmente uma caixa de 6 velocidades, DCT.
Mais algumas especificações
Todos os modelos do Hyundai Ioniq tem a mesma versão base com muitos extras. Vem equipado com o sistema de assistência ao condutor, Hyundai Smart Sense, Apple CarPlay, Android Auto, TomTom Live e carregamento de smartphone via wireless. O sistema Smart Sense apresenta várias tecnologias de segurança como, travagem autónoma de emergência, assistência à Faixa de Rodagem, detecção de veículos em ângulo morto, alerta de obstáculos em marcha atrás e controlador de velocidade (ACC- Adaptive Cruise Control).
Excepcionalmente apresenta um coeficiente de resistência aerodinâmico de 0,24, equivalente ao Toyota Prius e o Tesla Model S.
Comentários recentes