Carros híbridos

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Resumo de todos os carros híbridos atualmente à venda em Portugal (2021).

FotoCarroPreçol/100km
Ford Galaxy
Hybrid
50.391€6,4
Ford Mondeo
Hybrid
42.619€5,1
Ford Mondeo
Hybrid SW
43.677€5,3
Ford Kuga
Hybrid
34.400€5,5
Ford S-Max
Hybrid
46.554€6,4
Honda CR-V
Hybrid
38.200€6,9
Honda Jazz
e:HEV
28.597€4,5
Honda Jazz
Crosstar e:HEV
31.500€4,8
Hyundai IONIQ
Hybrid
27.906€4,5
Hyundai Kauai
Hybrid
26.580€5.1
Hyundai Santa Fe
Hybrid
54.481€6,7
Hyundai Tucson
Hybrid
38.650€5,6
Kia Niro Hybrid25.370€4,8
Lexus ES 300h59.000€5,2
Lexus LC 500h121.500€8,1
Lexus LS 500h
AWD
134.711€9,2
Lexus RX 450h
AWD
92.600€7,6
Lexus RX 450hL
AWD
99.000€8,1
Lexus UX 250h42.950€5,3
Renault Arkana
E-Tech
31.100€4,9
Renault Clio
E-Tech
23.200€4,5
Toyota Camry
Hybrid
44.500€5,3
Toyota Corolla
Sedan 1.8 Hybrid
29.460€4,4
Toyota Corolla
Touring 1.8 Hybrid
28.100€4,5
Toyota C-HR
1.8 Hybrid
29.580€4,8
Toyota Prius33.430€4,1
Toyota Grand
Prius+
38.530€5,8
Toyota RAV4
2.5 Hybrid 2WD
39.325€5,8
Toyota Yaris
Hybrid
25.090€4,0
Toyota Yaris
Cross Hybrid
23.990€4,6

✪ Preço: valor da versão base com IVA incluído.
✪ l/100km : consumo oficial divulgado pelo fabricante. WLTP (ou NEDC quando o WLTP não estiver divulgado).

O que é um carro híbrido?

A palavra híbrido é frequentemente utilizada em biologia para designar uma espécie híbrida, ou seja resultante de duas espécies distintas. Por outro lado, um objeto híbrido significa que possui elementos diferentes na sua composição. No caso de um automóvel híbrido significa que possuiu dois motores para o seu funcionamento. Um motor a combustão e outro elétrico. O conceito de carro híbrido tornou-se popular em 1997 quando a Toyota introduziu o Prius.

Híbrido normal

Nos carros convencionais a energia resultante da operação de travagem é desperdiçada em forma de calor. Num carro híbrido ou HEV (Hybrid Electric Vehicle) essa energia é em parte recuperada através do motor elétrico, que funciona como um gerador durante a operação de travagem. A energia gerada é armazenada na bateria e posteriormente fornecida ao motor elétrico. Devido a este mecanismo, um carro híbrido geralmente apresenta consumos mais baixos que um tradicional. Contudo, o motor elétrico e a bateria são cargas adicionais ao veículo, o que poderão prejudicar o consumo.

Híbrido plug-in

Nos carros híbridos ou HEVs, as baterias normalmente são pequenas e apresentam pouca capacidade de armazenamento (cerca de 1 kWh).

De forma a diminuir o consumo de combustível e as emissões de CO2, houve a necessidade de instalar baterias com maior capacidade. Isto para que os carros híbridos passassem a ter períodos de condução em modo elétrico mais longos e consumir menos. Deste modo, foram introduzidos os chamados plug-in híbridos ou PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle). Os PHEVs são constituídos por uma bateria de maior capacidade que pode ser carregada ao conectar à rede elétrica. Tal como a palavra inglesa indica, Plug, que significa tomada. Aqui pode encontrar uma lista de carros híbridos plug-in atualmente à venda em Portugal.

Híbrido normal versus plug-in

Os híbridos plug-in têm vantagens em relação aos híbridos convencionais, por exemplo possuem um maior alcance elétrico e emitem menos CO2. Aqui está o fator de destaque na compra de um Plug-in. A maioria dos PHEVs produz emissões de CO2 abaixo dos 50 g/km (valor tabelado). Este é o limite autorizado na maioria dos países Europeus para incentivos fiscais. No caso de Portugal há incentivos fiscais para a compra de veículos híbridos plug-in, a par dos elétricos.

Para além das medidas de incentivo, os PHEVs são os carros ideais para quem realiza diariamente distâncias curtas e ocasionalmente distâncias longas. A bateria destas viaturas pode ser carregada em casa com uma tomada doméstica. O que facilita uma condução elétrica essencialmente nas viagens diárias, entre casa, trabalho e escola. Nas viagens de longa distância, o PHEV funciona essencialmente em modo híbrido.

O veículo PHEV é visto por vários especialistas como uma tecnologia de transição entre um veículo a combustão e um elétrico.  Há quem defenda que no futuro será tão fácil e rápido carregar uma bateria, tal como atestar um depósito de combustível. E portanto, não existirá mais a necessidade de produzir carros movidos a combustíveis fósseis.

2 Comentários

  1. Elohei
    Elohei / 3-8-2021 / ·

    Mitsubishi, Mercedes, etc. ????

    1. Carolina
      Carolina / 3-14-2021 / ·

      Estão aqui

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