Carros híbridos

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Resumo de todos os carros híbridos normais e híbridos plug-in à venda em Portugal (2019).

Híbridos

FotoCarroPreço1Consumo2
[l/km]
Ford Mondeo Hybrid40.743€5,5
Honda CR-V Hybrid38.500€6,9
Hyundai IONIQ Hybrid33.232€3,4
Kia Niro Hybrid25.120€3,8
Lexus CT 200h30.120€3,6
Lexus ES 300h61.318€5,3
Lexus IS 300h43.980€4,2
Lexus LC 500h120.140€6,4
Lexus LS 500h130.150€6,5
Lexus NX 300h51.760€5,0
Lexus RC 300h53.762€4,9
Lexus RX 450h85.370€5,3
Lexus UX 250h42.500€4,1
Toyota Camry Hybrid43.990€4,3
Toyota Corolla Hybrid25.990€4,3
Toyota C-HR Hybrid28.870€3,8
Toyota Prius36.590€3,0
Toyota Grand Prius+38.060€4,1
Toyota RAV4 Hybrid40.685€4,9
Toyota Yaris Hybrid19.520€3,3

1 Preços da versão base com IVA incluído.
2 Consumo oficial divulgado pelo fabricante (WLTP, ou NEDC quando o WLTP ainda não está disponível).

Híbridos Plug-in

FotoCarroPreço1e-range3
[km]
Audi Q5 TFSI-e64.500€+40
BMW 225xe41.600€41
BMW 330e53.380€66
BMW 530e64.390€50
BMW 745e115.000€58
BMW i8150.000€55
DS 7 E-Tense55.440€58
Hyundai IONIQ Plug-in40.475€63
Kia Niro PHEV34.350€58
Kia Optima PHEV43.320€44
Mercedes E 300de69.900€54
Mercedes E 300e67.500€50
MINI Cooper S E
Countryman All4
41.355€57
Mitsubishi Outlander PHEV49.000€54
Porsche Panamera PHEV121.070€51
Range Rover PHEV125.989€51
Range Rover Sport PHEV86.084€51
Toyota Prius Plug-in41.380€63
Volvo S60 PHEV57.428€48
Volvo S90 PHEV72.728€50
Volvo V60 PHEV62.343€48
Volvo V90 PHEV72.383€45
Volvo XC40 PHEV52.135€54
Volvo XC60 PHEV68.639€45
Volvo XC90 PHEV85.184€40

1 Preços da versão base com IVA incluído.
3 Distância oficial em modo 100% elétrico divulgada pelo fabricante (WLTP, ou NEDC quando WLTP ainda não está disponível).

O que é um carro híbrido?

A palavra híbrido é frequentemente utilizada em biologia para designar uma espécie híbrida, ou seja resultante de duas espécies distintas. Por outro lado, um objeto híbrido significa que possui elementos diferentes na sua composição. No caso de um automóvel híbrido significa que possuiu dois motores para o seu funcionamento. Um motor a combustão e outro elétrico. O conceito de carro híbrido tornou-se popular em 1997 quando a Toyota introduziu o Prius.

Híbrido normal

Nos carros convencionais a energia resultante da operação de travagem é desperdiçada em forma de calor. Num carro híbrido ou HEV (Hybrid Electric Vehicle) essa energia é em parte recuperada através do motor elétrico, que funciona como um gerador durante a operação de travagem. A energia gerada é armazenada na bateria e posteriormente fornecida ao motor elétrico. Devido a este mecanismo, um carro híbrido geralmente apresenta consumos mais baixos que um tradicional. Contudo, o motor elétrico e a bateria são cargas adicionais ao veículo, o que poderão prejudicar o consumo.

Híbrido plug-in

Nos carros híbridos ou HEVs, as baterias normalmente são pequenas e apresentam pouca capacidade de armazenamento (cerca de 1 kWh).

carro híbrido plug-in

De forma a diminuir o consumo de combustível e as emissões de CO2, houve a necessidade de instalar baterias com maior capacidade. Isto para que os carros híbridos passassem a ter períodos de condução em modo elétrico mais longos e consumir menos. Deste modo, foram introduzidos os chamados plug-in híbridos ou PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle). Os PHEVs são constituídos por uma bateria de maior capacidade que pode ser carregada ao conectar à rede elétrica (plug = ficha elétrica ?).

Híbrido normal versus plug-in

Os híbridos plug-in têm vantagens em relação aos híbridos convencionais, por exemplo possuem um maior alcance elétrico e emitem menos CO2. Aqui está o fator de destaque na compra de um Plug-in. A maioria dos PHEVs produz emissões de CO2 abaixo dos 50 g/km (valor tabelado). Este é o limite autorizado na maioria dos países Europeus para incentivos fiscais. No caso de Portugal há incentivos fiscais para a compra de veículos híbridos plug-in, a par dos elétricos.

Para além das medidas de incentivo, os PHEVs são os carros ideais para quem realiza diariamente distâncias curtas e ocasionalmente distâncias longas. A bateria destas viaturas pode ser carregada em casa com uma tomada doméstica. O que facilita uma condução elétrica essencialmente nas viagens diárias, entre casa, trabalho e escola. Nas viagens de longa distância, o PHEV funciona essencialmente em modo híbrido.

O veículo PHEV é visto por vários especialistas como uma tecnologia de transição entre um veículo a combustão e um elétrico.  Há quem defenda que no futuro será tão fácil e rápido carregar uma bateria, tal como atestar um depósito de combustível. Assim, não existirá mais a necessidade de produzir carros movidos a combustíveis fósseis.