Europa quer isenção do IVA para veículos elétricos

carregar veículo elétrico

No contexto do plano de recuperação económica verde, a comissão Europeia quer que a aquisição de viaturas elétricas sejam isentas de IVA, tanto para empresas e particulares. Com isto, a compra de um veículo elétrico terá significativamente uma redução no preço.

A União Europeia (UE) está a preparar um plano de recuperação para estimular a economia, após o impacto causado pela pandemia do coronavírus. A estratégia da UE passa pela injecção de biliões de euros nos próximos anos. Ainda está por determinar como esses biliões serão introduzidos na economia Europeia. Uma das possíveis estratégias da agenda Europeia é de aumentar a emissão de green bonds (títulos de dívida para financiamento de projetos e investimentos ambientais).

Já que iremos estimular a economia para ultrapassar esta crise, ao menos que seja verde. Esta é a ideologia que a UE quer continuar a promover, para reforçar o financiamento de projectos que reduzam o impacto ambiental e o combate às alterações climáticas. Por esta razão, as empresas em quase todos os sectores industriais irão propor projetos sustentáveis. No caso dos transportes, as companhias aéreas querem voar com maior eficiência climática e a indústria automóvel quer fabricar veículos menos poluentes e mais eficientes.

Uma das propostas para o plano de recuperação económica verde é de eliminar o IVA nos veículos elétricos, segundo a notícia avançada pelo Bloomberg.

Nunca desperdice uma boa crise

A UE pretende seguir os passos da Noruega, o país líder mundial em mobilidade elétrica. A Noruega tira proveito desse ranking desde que passou o IVA nos carros elétricos para 0%.

De referir que o IVA corresponde a um imposto de competência nacional, que varia conforme o país, e aplicado em diferentes países dos estados membros.

Uma tarefa que a comissão Europeia terá que encarar de frente para conseguir aplicar em todo os países membros. Será que o governo de Portugal irá dar o braço a torcer e aplicar a isenção do IVA nas viaturas elétricas? Seguiremos de perto como o plano Europeu se desenvolve.

Uma coisa é certa, os green bonds e os corona bonds irão com certeza pôr muitas antenas no ar,  sobretudo nos países do sul da Europa. E como afirmou Winston Churchill: “nunca desperdice uma boa crise”.