Primeiro carro elétrico da Audi chegará ao mercado em 2019

Audi elétrico e-tron

A Audi anunciou que vai começar a produzir em série o primeiro veículo totalmente elétrico, o e-tron. Neste sentido, posso afirmar que a Audi entra muito em breve e oficialmente no mundo elétrico.

O Audi e-tron quattro concept foi revelado em 2015 em Frankfurt e será apresentado em 2018. Inicialmente foi mencionado como sendo Q6 e-tron, e posteriormente confirmado pelo CEO Rupert Stadler que o modelo apenas iria chamar-se e-tron.

O termo e-tron, já conhecido, tem sido utilizado pela marca para designar alguns modelos concept e também alguns em produção na versão plug-in hybrid. Exemplos são os modelos A3, R8 e Q7 e-tron. Mas sem grandes expectativas até à data de um futuro elétrico. Recordamos também que a marca alemã em 2015 tinha apresentado uma versão 100% elétrica do seu superdesportivo R8 e-tron, mas com um preço 6 vezes superior à versão convencional. Com o valor de um milhão de euros produziram-se menos de 100 unidades.

Emblemático como o “Quattro”

O novo SUV elétrico é provavelmente a imagem de marca para a mobilidade elétrica da Audi. Ao batizar como “e-tron” espera-se que o termo seja tão emblemático como o “Quattro”.

O primeiro modelo da Audi com tração 4×4 foi denominado por Quattro, e até aos dias de hoje manteve-se esta designação para todos os modelos 4×4.

Novo rival do Model X

Com a introdução do e-tron, a Audi pretende atrair alguns clientes do Model X da Tesla. O Audi e-tron possui uma bateria de iões de lítio de 95 kWh (X P90D: 90 kWh) com a qual atinge mais de 300 km de autonomia.

VEJA TAMBÉM: Todos os carros elétricos que estão à venda em Portugal

Possui ainda 3 motores elétricos (Model X: 2 motores) com tração 4×4 e potência 500 cv (Model X: 750 cv), e 800 Nm de binário. Com uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 4,6 segundos (Model X: aprox. 4 segundos) e velocidade máxima de 210 km/h.

Carregamento super rápido

Com um carregador CCS (Combined Charging System) a Audi anuncia que a bateria pode ser carregada em apenas 50 minutos num ponto de recarga CC de 150 kW (corrente contínua). Mas também pode ser carregada em corrente alternada e por wireless com o sistema de carregamento Audi Wireless Charging.

O Audi e-tron quattro apresenta um design criativo de um SUV desportivo e tecnicamente otimizado de forma a reduzir o coeficiente aerodinâmico para Cx 0,25. Um valor inferior e um novo recorde na gama dos SUV’s (Cx 0,30).

A Audi terá com certeza o prazer de apresentar este veículo e nós ficaremos a aguardar o seu lançamento em 2019.