Como abastecer um carro a hidrogénio?
Aqui mostramos como se efetua o abastecimento de hidrogénio.
A nossa equipa teve a oportunidade de conduzir o Toyota Mirai, um carro a hidrogénio com tecnologia Fuel Cell. Uma das maiores curiosidades para além de testar o veículo, foi saber em primeira mão como se efetua o abastecimento numa estação de hidrogénio. Será que é igualmente fácil de abastecer, tal como afirmam os pioneiros do hidrogénio?
Vídeo
Este vídeo mostra como realizamos o abastecimento a hidrogénio numa estação na Bélgica (Air liquide Zaventem).
Conclusões gerais
- O abastecimento a hidrogénio é realmente rápido. Levou-nos cerca de 7 minutos no total para abastecer. Um processo bem mais rápido do que carregar uma bateria de um carro elétrico e ligeiramente mais lento comparado com o abastecimento de diesel ou gasolina. No entanto, é bastante provável que todo este procedimento seja otimizado no futuro.
- Com um preço de € 9.99/kg, o hidrogénio não é propriamente barato. Principalmente, se tivermos em conta que o consumo do Mirai é de 1 a 1.2 kg por 100 km.
- O hidrogénio é armazenado no tanque do Toyota Mirai a 700n bar, o que tornar um pouco desconfortável saber que estamos a manusear uma substância a altas pressões. Com o tempo certamente acostumaremos a todo o processo.
- Com apenas 3 pistolas (uma para autocarros a 350 bar, outra para carros a 350 bar e uma a 700 bar) aparenta ser uma instalação gigantesca para armazenar e pressurizar o hidrogénio.